domingo, setembro 03, 2006

Reminescências do Lobo da Estepe

Existem coisas na vida que podem ser grandes aborrecimentos. Na vida doméstica, por exemplo. Ter uma pessoa deficiente em casa. Falta de recursos materiais, como comida etc. No meu caso, não há nenhum grande aborrecimento desse tipo. Apenas pequenos. Mas eles são tantos que acabam, acredito, pertubando-me mais até do que se eu tivesse um único e gigantesco aborrecimento. Exemplo. Em minha casa moram 5 pessoas, e meia, se contar minha sobrinha de 3 anos. Setenta metros quadrados. Um banheiro. Ocorre, não raro, de alguém necessitar usar o banheiro quando já ocupado por outro. Em muitos casos, o tanque de lavar roupa pode servir de perfeito substituto ao banheiro. Ou pelo menos serviria. Pois sempre que minha mãe utiliza o tanque, deixa uma última peça de tecido de molho. Poderia utilizar o balde, mas por razão que desconheço, opta por nunca fazê-lo.

Depois desta introdução, fica fácil explicar meu raciocínio. Já não me aborreço por encontrar o banheiro ocupado, pois é condição inevitável em minha casa, dado o número de ocupantes. E não me incomodaria em utilizar o tanque. Mas, por não poder fazê-lo, fico multiplamente irritado. Pois além de ter que esperar, ao raciocinar que não teria que passar por isso se minha mãe fosse razoável, acabo me irritando mais do que deveria. E isso é só uma situação, diariamente passo por inúmeras...

Com o tempo, o acúmulo desses pequenos aborrecimentos os torna insuportáveis. Já teria desistido há muito, se não fosse meu camarada, o lobo Haller. Pra quem não está familiarizado com o livro do Herman Hesse, faço um resumo. Harry Haller, com seus quarenta e tantos anos, já não suportava mais a vida, um pouco devido a fatores psicológicos, mas grande parte devido às vicissitudes do envelhecimento. Sentia ele muitas dores. Mas em dado momento, tomou uma resolução: se chegasse aos 50 anos, tiraria a própria, acabando com seu sofrimento. Pode parecer estranho, mas essa atitude lhe dava uma enorme força de vontade, pois toda vez que sentia dores insuportáveis, forçava-se a suportá-las, pois sabia que em dado momento elas teriam fim.

Meu caso é semelhante. Já há muito que tenho inúmeros aborrecimentos de difícil, ou impossível resolução. Mas já não me aboreço tanto, pois sabia que eles eventualmente cessariam. Contando de hoje, em exatamente 8 dias. Meu vôo pra Dublin está marcado pro dia 11 de setembro, segunda. Se o capa preta não me grampear, dia 12 estarei tomando uma autêntica cerveja irlandesa num autêntico pub irlandês.